segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Panetone delicioso....

Panetone doceChef Julio Cruz



chefjuliocruz@yahoo.com.br


Rendimento: 3 panetones de 500g






Esponja da Massa:






1 potinho iogurte natural em temperatura ambiente






60g fermento biológico fresco (4 tabletinhos)






1 xícara (chá) de farinha de trigo






2 colheres (sopa) de açúcar






Massa:






2 ½ xícaras (chá) de leite






½ xícara (chá) de óleo






4 gemas






1 xícara (chá) de açúcar






2 colheres (sopa) de essência de baunilha






750g de farinha de trigo






1 colher (café) manteiga






Recheio opção 01:






2 xícaras (chá) passas






1 xícara (chá) frutas cristalizadas






Recheio opção 02:






2 xícaras (chá) gotas de chocolate forneável






Modo de preparo:


Para a esponja: coloque todos os ingredientes em outra vasilha e misture bem até que fique homogêneo. Polvilhe farinha, cubra com filme plástico ou pano e deixe fermentar por 30 minutos em local aquecido.


Para a massa: acrescente os ingredientes da massa com exceção da farinha e misture bem. Coloque a farinha aos poucos e vá sovando a massa até que fique lisa e homogênea. Então a massa, coloque o recheio desejado, misture com as mãos de tal modo que o recheio fique absorvido pela massa. Corte em 3 pedaços, boleie cada pedaço e coloque em uma cartucho de panetone. Reserve em local aquecido até que a massa cresça acima da borda do cartucho dois dedos. Faça um corte em ?x? com uma tesoura em cima da massa, coloque uma colher de manteiga e leve ao forno médio (250ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que os panetones estejam bem dourados.






Julio Cruz

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

focaccia

"O segredo da boa focaccia é fazê-la em forno em alta temperatura e usando produtos de excelente qualidade, a começar pela farinha", explica Camargo. O chef alerta que a massa deve ser preparada com cerca de 12 hora de antecedência para atingir boa elasticidade.



O chef da matriz de Nova York, Juan Mendienta, dá outra dica: fazer furinhos na massa ao levá-la ao forno para assar. "Assim ela não forma uma bolha e não queima por cima", sugere. Depois de assada, a focaccia recebe os recheios a gosto de quem prepara, e volta ao forno para esquentar rapidamente.



Inspirada na região da Ligúria, um dos berços do prato, a receita que o chef Juan Mendieta ensina leva presunto cru, mussarela de búfala e manjericão.



Veja abaixo a forma de preparo:



Ingredientes



Para massa (4 porções)



300 ml de água

400g de farinha (a chamada 00, que é mais fina, não muito fácil de

encontrar) ou 600g de farinha de trigo normal

1 colher de chá de fermento em pó ou biológico

25 ml de azeite

1 colher de sobremesa de sal



Para rechear:



4 tomates em fatia

12 fatias de presunto cru

Um maço de manjericão

Oito bolotas de mussarela de búfala

Orégano e sal a gosto

Azeite o quanto baste (para regar)



Modo de preparo



Misture a farinha, o sal e o fermento, adicione a água e misture com a ajuda das mãos até a massa ficar homogênea. Faça quatro bolotas de tamanhos iguais e deixe repousar por 30 minutos. Depois disso, leve a massa para a geladeira e deixe ali por no mínimo 12 horas.



20 minutos antes de preparar a focaccia, retire a massa da geladeira.



Com um rolo ou com as mãos, faça com que cada uma das bolotas vire um disco do tamanho de um prato de sobremesa.



Esquente o forno em temperatura alta por ao menos 20 minutos. Regue a massa com um fio de azeite e coloque os discos para assar. A massa vai começar a crescer e então, com a ajuda de um garfo, faça furinhos na superfície para que essa bolha se desfaça.



Quando a parte de cima estiver dourada, o que deve levar cerca de oito minutos, retire a focaccia do forno e corte-a no meio com uma faca sem serras.



Recheie cada uma começando pelas fatias de tomate. Depois, coloque a mussarela de búfala, acrescente as ervas e o azeite e cubra com o presunto cru. Volte ao forno por dois minutos ou até que o queijo derreta. Corte em quatro cada uma delas e sirva em seguida.