terça-feira, 24 de agosto de 2010

D.O.M., o 18º melhor restaurante do mundo do chef brasileiro Alex Atala....Uauuuuuuuuuu....

Tartar de Tomate
Ingredientes:
1 tomate, picado
40 g de arroz, selvagem
40 g de trigo, integral
10 folhas de manjericão
8 colheres (sopa) de azeite, extra virgem
1 colher (sopa) de manteiga
½ folha de massa harumaki
2 camarões médios
½ xícara (chá) de folhas de rúcula
1 colher (sopa) de extrato de romã
sal e pimenta do reino, a gosto
Modo de preparo:
1. Coloque ½ litro de água numa panela e leve ao fogo para ferver. Junte o arroz selavagem e cozinhe por 30 minutos ou até que comece a abrir. Escorra a água e reserve.
2. Faça o mesmo com o trigo integral: coloque ½ litro de água numa panela e leve ao fogo para ferver. Junte o trigo e cozinhe por 30 minutos. Escorra a água e reserve.
3. Coloque o arroz e o trigo numa tigela, misture bem e deixe esfriar.
4. Ligue o forno em temperatura média (180 graus).
5. Retire as cascas dos camarões e descarte as cabeças. Coloque ½ litro de água numa panela e leve ao fogo para ferver. Coloque os camarões e deixe por 1 minuto, apenas para branqueá-los. Retire com uma escumadeira e reseve.
6. Corte a folha de harumaki ao meio e a metade ao meio novamente. Reserve 2 quadrados.
7. Coloque a manteiga numa panela pequena e leve ao fogo para esquentar. Retire quando começar a derreter. Pincele as 2 folhas de harumaki com a manteiga e leve ao forno pré-aquecido por 3 minutos.
8. Lave bem as folhas de rúcula e corte em julienne: apóie as folhas numa tábua e corte finamente.
9. Separe as folhinhas de manjericão.
10. Para tirar a pele do tomate, com uma faca corte um X em sua base e coloque-o numa panela com água fervendo por poucos segundos.
11. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente.
12. Quanto às sementes, corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador, retire-as e o suco que as envolve. Não enxague o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor.
13. Uma maneira prática para cortá-lo em cubinhos: retire as sementes e com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos.
14. Junte o tomate picado, o trigo, o arroz selvagem, o manjericão e tempere com a metade do azeite, sal e pimenta do reino.
15. Coloque o extrato de romã e o azeite restante num recipiente e bata com um garfo até obter um xarope homogêneo.
16. Para a montagem, utilize um cortador redondo, que servirá como molde para a tartar.
17. Coloque o cortador redondo no centro de um prato e acrescente metade da salada de tomates com trigo e o arroz selvagem. Aperte levemente, com uma colher, para ganhar forma.
18. Retire o molde do prato e repita a operação para a segunda porção. Acrescente 1 camarão sobre cada salada, a folha de harumaki e cubra com a rúcula picada.
19. Regue o fundo do prato, com a vinagrete de romã, em torno da tartar.
20. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário